02/09/1914 – Desencarna Eugène Auguste Albert de Rochas. Nascido 20 de maio de 1837, foi engenheiro, coronel do Exército e Administrador da Escola Politécnica de Paris. Por meio de passes longitudinais, aplicados em alguns sensitivos, De Rochas conseguia provocar, nesses pacientes, a regressão da memória, fazendo com que eles se lembrassem, com toda precisão, de fatos ocorridos em várias encarnações passadas. Essas experiências são bastante conhecidas. O autor assistiu a um trabalho de hipnose, no qual o operador, através de passes, provocou a regressão da memória de um sensitivo até os primeiros meses de sua existência, progredindo, depois. Quando na idade de dez ou doze anos, aproximadamente, apresentava todas as características próprias dessa idade.
De Rochas publicou várias obras, dentre elas “As Vidas Sucessivas”, através da qual expõe esses fatos de forma pormemorizada e “A Levitação”, publicada no Brasil pela Federação Espírita Brasileira.
04/09/1991 – Desencarna o médium psicógrafo João Nunes Maia.
05/09/1890 – Desencarna Lea Fox, uma das conhecidas irmãs Fox, médiuns que deram inicio aos fenômenos de Hydesville.
06/09/1853 – Na ilha Jérsei, França, Victor Hugo assiste pela primeira vez a sessões de mesas girantes, por sugestão de Delphine de Girardin, poetisa e romancista que também passava por exílio na Ilha de Jersey.
17/09/1839 – Nasce em Buffalo (EUA), Erastus Davenport, médium de efeitos físicos.
17/09/1865 – Criado o “Grupo Familiar do Espiritismo”, em Salvador, BA, sob a presidência de Luís Olímpio Teles de Menezes e reconhecido como o primeiro e legítimo agrupamento de espíritas no Brasil.
22/09/1868 – Nasce, no Rio de Janeiro, Caibar de Souza Schutel, médium, divulgador espírita, político e filantropo brasileiro. Teve grande importância na história do Espiritismo, e de Matão, tendo sido fundamental em sua elevação de povoado para município, sendo o seu primeiro intendente, cargo equivalente ao atual prefeito, que exerceu de março a outubro de 1899, e, depois, de 18 de agosto a 15 de outubro de 1900.
Era respeitado por todos na cidade em sua época, chegando a comprar com seus próprios recursos o prédio para a instalação da prefeitura; foi consagrado com o título de “O Pai dos Pobres” da cidade, dava remédio de graça aos carentes e utilizava sua própria casa para acolher doentes.
27/09/1848 – Nasce, em Buenos Aires, Argentina, Cosme Mariño, Jornalista, escritor e destacado conferencista espírita cognominado o Kardec Argentino.