01/10/1946 – Desencarna, em Belo Horizonte, MG, Irma de Castro Rocha (Meimei), educadora brasileira, vítima da pertinaz doença – nefrite crônica. Pouco tempo, após a desencarnação, começou a manifestar-se através de mensagens psicografadas por Francisco Cândido Xavier.
02/10/1919 – Nascimento do médium e escritor espírita, Rafael Américo Raniere. Escreveu 28 livros doutrinários, destacando-se a sua obra magna, “Materializações Luminosas”, bem como as não menos famosas “Forças Libertadoras“, “Recordações de Chico Xavier“, “O Abismo“, “O Sexo Além da Morte“, “Jerusalém Libertada“, “Aglon e Os Espíritos do Mar“, “João Vermelho no Mundo dos Espíritos“, “O Palácio Encantado da Mediunidade” e “O Castelo do Ego“.
03/10/1804 – Nascia em Lyon, França, o professor Denizard Hippolyte León Rivail; autor de inúmeros livros de cultura, tradutor de várias línguas, membro de diversas Academias e Sociedade Culturais; mais tarde, adotando o pseudônimo de Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo.
03/10/1943 – Publicado Nosso Lar, primeiro livro de Francisco Cândido Xavier e André Luiz.
05/10/1949 – É celebrado no Rio de Janeiro o “Pacto Áureo”, criando o Conselho Federativo Nacional, como órgão de Unificação do Espiritismo no Brasil.
09/10/1861 – É realizado, Em Barcelona, Espanha, o Auto de Fé de Barcelona, quando por ordem da Igreja Católica, através de um de seus ministros, foram queimados, em praça pública 300 obras espíritas, enviadas por Allan Kardec ao seu amigo Maurice Lachâtre, livreiro.
10/10/1865 – Desencarna, no Rio de Janeiro, Francisco Leite Bittencourt Sampaio, advogado, poeta, jornalista, político e espírita brasileiro, médium receitista e escritor. Mais conhecido pelo sobrenome Bittencourt Sampaio, na política foi deputado e presidente da província do Espírito Santo; foi ainda o primeiro diretor da Biblioteca Nacional a ostentar este título.
11/10/1966 – Desencarna, em São Paulo, de Pedro de Camargo, mais conhecido como Vinícius. A FEB publica livros de sua autoria, entre outros: Na Seara do Mestre e Nas Pegadas do Mestre.
13/10/1926 – Desencarne de Miguel Vianna de Carvalho, militar e grande tribuno espírita.
17/10/1841 – Nascimento de Francisco Raimundo Ewerton Quadros, engenheiro militar, médium, e primeiro presidente da Federação Espírita Brasileira.
19/10/1909 – Desencarna na Itália, Cesare Lombroso, psiquiatra, cirurgião, higienista, criminologista, e antropólogo e observador espírita. Lombroso converteu-se ao Espiritismo depois de haver realizado experiências sobre a mediunidade de Eusápia Paladino, que lhe fora apresentada pelo professor Ercole Chiaia, de Nápoles. Em uma das sessões com esta médium, assistiu à materialização do Espírito de sua própria mãe.
23/10/1918 – Desencarna Pedro Richard, um dos fundadores do Grupo Ismael.
24/10/1944 – Desencarna Aura Celeste (Adelaide Augusta Câmara), médium espírita de atuação marcante no amparo à criança e à velhice.
25/10/1943 – Desencarne de Luiz Olímpio Guillon Ribeiro, tradutor das obras de Kardec. Foi presidente da Federação Espírita Brasileira.
25/10/1944 – Desencarna Adelaide Augusta Câmara, mais conhecida por Aura Celeste, foi a grande médium conhecida no Brasil inteiro, dado o vulto do seu trabalho no seio do Espiritismo.