01/11/1918 – Desencarna, em Sacramento – MG, do Apóstolo do Triângulo Mineiro, Eurípedes Barsanulfo. Foi educador, político, jornalista, e médium brasileiro, um dos expoentes e pioneiros do espiritismo no país. Notório principalmente por sua atividade na educação brasileira e no tratamento espiritual, fundou o primeiro colégio espírita do país, o Colégio Allan Kardec, que disponibilizou educação gratuita para milhares de pobres e órfãos.

04/11/1936 – Fundação do Centro Espírita Reencarnação, na Colônia de Marituba, Belém (PA).

05/11/1839 – Nasce, em Lincolnshire, Inglaterra, William Stainton Moses, pastor protestante, mais tarde convertido ao Espiritismo. A FEB publica seu livro “Ensinos Espiritualistas”. Foi o primeiro presidente da London Spiritualist Alliance.

06/11/1835 – Nasce em Verona, Itália, Cesare Lombroso. Foi um psiquiatra, cirurgião, higienista, criminologista, antropólogo e cientista vêneto. Converteu-se ao Espiritismo depois de haver realizado experiências sobre a mediunidade de Eusápia Paladino, que lhe fora apresentada pelo professor Chiaia, de Nápoles. Em uma das sessões com esta médium, assistiu à materialização do Espírito de sua própria mãe. Entre outros, escreveu um livro muito sugestivo, traduzido para o português e editado pela FEB sob o título “Hipnotismo e Espiritismo”.

10/11/1835 – Nasce, em Sevilha, Amália Domingo Sóler. Foi foi uma escritora, costureira e grande expoente do movimento espírita espanhol, pela sua atuação como divulgadora e médium psicógrafa. No Brasil é muito conhecida pelo seu livro “Memórias do Padre Germano”, ditado pelo seu guia espiritual, Padre Germano.

10/11/1923 – Nasce, na cidade de Glaucilândia, norte de Minas Gerais, João Nunes Maia. Médium psicógrafo, psicografou diversos livros ditados pelo espírito Miramez, sempre focando o Evangelho de Jesus e buscando, nos preceitos de Allan Kardec e no tríplice aspecto da Doutrina, oferecer condições de entendimento e progresso moral para a humanidade.

14/11/1849 – As irmãs Fox realizaram as primeiras demonstrações públicas de suas faculdades mediúnicas, no Corinthian Hall, em Rochester. O registro desse fato, importante na história do Espiritismo, consta do cap. 4 de um dos clássicos da literatura espírita, História do Espiritismo, de Arthur Conan Doyle, o festejado escritor que se consagrou pela criação do detetive Sherlock Holmes e suas histórias.

14/11/1876 – Nasce, na Bahia, Manoel Philomeno de Miranda. destacado colaborador espírita baiano, chegando presidir a União Espírita Bahiana, atual Federação Espírita do Estado da Bahia. Desencarnado em 14 de julho de 1942, ditou vários livros que foram psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco.

.23/11/1795 – Nasce Amélie Gabrielle Boudet, professora e artista plástica francesa, esposa de Allan Kardec, codificador da Doutrina Espírita.

23/11/1904 – Descoberto em Hydesville, EUA o esqueleto do mascate assassinado na casa da família Fox, autor das comunicações em 30 e 31 de março de 1848.

29/11/1982 – Desencarne de Edgard Armond, ligado à Federação Espírita do Estado de São Paulo. Edgard Armond foi uma figura central no desenvolvimento do espiritismo no Brasil. Conhecido por sua dedicação e contribuições significativas, tanto em termos de literatura quanto de organização e educação espírita, Armond deixou um legado duradouro que continua a influenciar o movimento espírita até hoje.