01/07/1869 – Primeira edição de Eco de Além Túmulo, jornal espírita criado por Luiz Olimpio Teles de Menezes.

O Écho d’Alêm-Tumulo (em grafia atual, O Eco d’Além-Túmulo) foi um periódico brasileiro, publicado na segunda metade do século XIX. Destacou-se por ser o primeiro de conteúdo espírita publicado no país.[2]

Apesar da proposta do jornal e de seu título, “O Echo d’Álem-Túmulo” era considerado um jornal católico. Isto porque Teles de Menezes, mesmo tendo iniciado no espiritismo, não deixara de ser católico, e via na doutrina espírita uma ferramenta de resgate do cristianismo primitivo dentro da própria estrutura da Igreja Católica. Foi justamente em torno deste seu anseio que surgiram entraves e polêmicas envolvendo a publicação do jornal, fazendo com que Teles de Menezes encerrasse a sua publicação e fosse morar no Rio de Janeiro.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Luiz-Olimpio.jpg

02/07/1843 – Desencarna em Paris o criador da Homeopatia, Samuel Frederico C. Hahnemann. Em 1831, Hahnemann ajudou a conter uma epidemia de cólera na Europa. O sucesso no tratamento da moléstia despertou interesse internacional. Na Áustria, os governantes aboliram o decreto anti-homeopatia. Na França, as idéias de Hahnemann ganharam adeptos e nos EUA formou-se uma sociedade homeopática.

07/07/1930 – Desencarne de Arthur Ignatius Conan Doyle, criador do famoso detetive Sherlock Holmes. foi um escritor e médico escocês, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Conan Doyle escreveu A História do Espiritualismo.

09/07/1918 – Desencarna na Itália a famosa médium Eusápia Paladino, médium italiana. Foi a primeira médium de efeitos físicos a ser submetida a experiências pelos cientistas da época, tais como Alexandre Aksakof, César Lombroso, Charles Richet, Enrico Morselli, Pierre Curie e outros.

09/07/1932 – Lançada a primeira edição da obra “Parnaso de Além-Túmulo“. Antologia de poemas de grandes autores da língua portuguesa, desencarnados, psicografados por Francisco Cândido Xavier. Constitui-se na primeira obra psicografada pelo então jovem médium brasileiro. Esta primeira edição trazia sessenta poemas, assinados por nove poetas brasileiros, quatro portugueses e um anônimo. A partir da segunda edição, publicada em 1935, foram sendo gradualmente incorporados novos poemas à obra até à 6ª edição, publicada em 1955, quando fixou-se a quantidade de poemas em duzentos e cinquenta e nove, atribuídos a cinquenta e seis autores luso-brasileiros, entre renomados e anônimos.

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA CONHECER A OBRA.

12/07/1902 – Nascimento, em Borebi, São Paulo, de Jésus Gonçalves. Hanseniano, internado na colônia de Pirapitingui, dirigiu um Centro Espírita naquele local. Jésus Gonçalves foi poeta, músico e espírita divulgador da doutrina durante fase crítica de sua doença, a hanseníase.

17/07/1919 – Desencarne de William Crookes, físico de renome internacional, descobridor da energia radiante, tornou-se espírita ao estudar os fenômenos de materialização do espírito Katie King.

20/07/1918 – Desencarne da médium Elizabeth D’Esperance Hope mas melhor conhecida como Mme. d’Espérance, foi uma médium de efeitos físicos e inteligentes, bem como escritora inglesa.