ALLAN KARDEC nasceu no dia 3 de outubro de 1804, na cidade de Lião, na França.
Seu nome civil é Hippolyte Leon Denizard Rivail, sendo Allan Kardec o pseudônimo que adotou a partir do lançamento de “O Livro dos Espíritos” a 18 de abril de 1857, em Paris.
Descendente de antiga família lionesa, católica, de nobres e dignas tradições, foram seus pais Jean-Baptiste Antoine Rivail, homem de leis, juiz, e Jeanne Louise Duhamel. O futuro Codificador do Espiritismo recebeu um nome querido e respeitado, que remonta ao século XV, e todo um passado de virtudes, de honra e de integridade. Grande número de seus antepassados se tinha distinguido na advocacia, na magistratura e até mesmo no trato dos problemas educacionais.
Bem cedo, o menino se revelou altamente inteligente e perspicaz observador, sempre compenetrado de seus deveres e responsabilidades, denotando franca inclinação para as ciências e para os assuntos filosóficos.
Rivail realizou seus primeiros estudos em Lião, sua cidade natal, sendo educado dentro de severos princípios de honradez e retidão moral.
Com a idade de dez anos, seus pais o enviam a Yverdun, cidade suíça, com o propósito de completar e enriquecer sua bagagem escolar no célebre Instituto de Educação ali instalado, em 1805, pelo notável educador suíço Johann Heinrich Pestalozzi, o qual havia reunido, em torno de si e de sua obra, conceituados professores vindos de várias partes, sendo que alguns deles tinham sido anteriormente seus alunos.
No período em que estudou no castelo de Yverdun, Rivail conviveu fraternalmente com estudantes de diferentes nações e idades logo se destacando como um dos discípulos mais fervorosos do notável pedagogista suíço. Bacharel em Ciências e Letras, toda essa vivência seria de suma importância para o papel de educador que Rivail desempenharia na França, com importantes contribuições para desenvolvimento e evolução dos métodos e práticas educacionais em seu país.
Os primeiros contatos de Rivail com os fenômenos espíritas deram-se em 1854 quando foi informado sobre os estranhos acontecimentos das mesas que giravam e batiam e, através de convenções entre os humanos e os seres que se identificavam como responsáveis por aqueles fenômenos, transmitiam mensagens e informações sobre um mundo invisível mas constantemente presente ao lado do mundo material. Foi buscando explicações racionais para esses fenômenos que Rivail acabou concluindo pela veracidade da existência do mundo extrafísico, dedicando-se então à compreensão deste novo mundo, tornando-se o maior estudioso e divulgador das revelações trazidas ao mundo pelos Espíritos.
O pseudônimo ALLAN KARDEC, adotado por Hippolyte Leon Denizard Rivail, teve por objetivo, efetuar uma distinção entre o trabalho do Educador com um nome já consagrado na sociedade francesa, perante uma nova etapa de vida, agora dedicada a ser o porta-voz da sociedade dos invisíveis que se apresenta ao mundo físico trazendo as revelações que, a partir de então, provocariam uma verdadeira revolução nas idéias e no comportamento social, filosófico e religioso da humanidade.
ALLAN KARDEC, de acordo com informações do mundo espiritual, foi seu nome em de uma de suas encarnações, nas Gálias, como sacerdote druida.
Allan Kardec legou-nos nas cinco obras principais a seguir relacionadas, os fundamentos e todo o edifício da Doutrina dos Espíritos:
O LIVRO DOS ESPÍRITOS, O LIVRO DOS MÉDIUNS, O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, O CÉU E O INFERNO, A GÊNESE.